A magia da arte na vida das crianças
Em uma pequena cidade chamada Paraíso das flores havia uma escola dirigida por um rabugento direto chamado carinhosamente pelo alunos de senhor docinho de limão sem açúcar. Ele não permitia que houvesse na escola qualquer manifestação artística, por isso os alunos achavam a escola chata, sem graça e todos os dias quando acordavam e tinham que se arrumarem para irem estudar era a maior confusão, cada criança inventava uma desculpa diferente, dor de dente, escondiam os materiais escolares, era a maior lutar dos pais que tentavam explicar para os filhos que, para eles terem um futuro brilhante e serem importantes deveriam ter disciplina.
Em uma ensolarada tarde de domingo chegou a cidade um carro de mudança, era a jovem professora Estrela, que veio substituir a antiga professora que se aposentou. Quando souber que não poderia trabalhar com a disciplina de artes na escola ficou frustrada e procurou entender o porquê? Em uma reunião de planejamento escolar ela questionou o diretor que, não quis conversar e já foi falando, aqui artes não entrar pois só vai atrapalhar o aprendizado das crianças, como ele era competitivo Estrela o desafiou, durante 6 meses ela iria trabalhar os conteúdos escolares da escola juntamente com o ensino de artes, se as crianças tivessem um melhor desenvolvimento na aprendizagem, ele permitiria o ensino de artes na escola, se não ela iria embora, ele aceitou. Durante os seis meses seguintes Estrela colocou seu projeto em ação, e era notório a mudança das crianças que agora tinha motivos para irem à escola, podiam expressar suas emoções, seus sentimentos através de desenhos, poemas, canções, o que possibilitou o desenvolvimento do autoconhecimento e da autoconfiança. Ao final dos seis meses Estrela fez um mine festival de artes onde as crianças se apresentaram, Zequinha que era todo calado declamou um lindo poema para seus pais, Juju juntamente com Joana, Paula e Beto criaram uma linda canção, todos ficaram abismados pois, além de melhorarem suas notas, agora as crianças eram mais criativas, alegres. No final do festival Estrela então explicou a importância da arte na educação das crianças, como através dos desenhos, poemas, canções elas conseguiam expressar seus sentimentos, suas alegrias, tristezas, desenvolver sua criatividade, coordenação motora, a comunicação e o trabalho em equipe e assim por diante. Mesmo perdendo a aposta senhor docinho de limão sem açúcar ficou bastante feliz afinal as notas dos alunos melhorou consideravelmente e compreendeu o quão importante é a arte na vida das pessoas, e a diferença que ela trás para a educação das crianças e declarou que a partir daquele momento todos os anos iria acontecer o festival da arte na escola denominado A magia da artes na vida das crianças.


Esplêndida reflexão!
ResponderExcluirQue linda forma de expressar a sua defesa de arte na escola. Você que construiu essa história? Ela foi verídica? Importante sempre sinalizar a autoria dos textos, certo? Agora, não posso deixar de sinalizar que a falta de vivência com as artes levam a posturas como essas. Não temos como ofertar o que não vivemos. Que pensemos a nossa postura como Pedagogos e a necessidade de buscarmos muitas experiências artísticas, para proporcionar um leque de possibilidade e explorar a criatividade de cada criança! bjinhos
ResponderExcluirLinda reflexão, Paty.
ResponderExcluir